A origem dos números.

Seja bem vindo a este blog. Vamos juntos voltar no tempo e conhecer a origem dos números.

Curiosidades

O corvo assassinado

Um senhor feudal estava decidido a matar um corvo que tinha feito ninho na torre de seu castelo. Repetidas vezes tentou surpreender o pássaro, mas em vão: quando o homem se aproximava, o corvo voava de seu ninho, colocava-se vigilante no alto de uma árvore próxima, e só voltava à torre quando já vazia. Um dia, o senhor recorreu a um truque: dois homens entraram na torre, um ficou lá dentro e o outro saiu e se foi. O pássaro não se deixou enganar e, para voltar, esperou que o segundo homem tivesse saído. O estratagema foi repetido nos dias seguintes com dois, três e quatro homens, sempre sem êxito. Finalmente, cinco homens entraram na torre e depois saíram quatro, um atrás do outro, enquanto o quinto aprontava o trabuco à espera do corvo. Então o pássaro perdeu a conta e a vida.
As espécies zoológicas com sentido do número são muito poucas (nem mesmo incluem os monos e outros mamíferos). E a percepção de quantidade numérica nos animais é de tão limitado alcance que se pode desprezá-la. Contudo, também no homem isso é verdade. Na prática, quando o homem civilizado precisa distinguir um número ao qual não está habituado, usa conscientemente ou não - para ajudar seu sentido do número - artifícios tais como a comparação, o agrupamento ou a ação de contar. Essa última, especialmente, se tornou parte tão integrante de nossa estrutura mental que os testes sobre nossa percepção numérica direta resultaram decepcionantes. Essas provas concluem que o sentido visual direto do número possuído pelo homem civilizado raras vezes ultrapassa o número quatro, e que o sentido tátil é ainda mais limitado.

----------------------------------------------------------------------------------


A mais de mil anos um gênio marroquino concebeu as figuras de 0 a 9, que hoje conhecemos como numerais arábicos ou simplesmente números. Ele moldou as figuras de tal forma que cada uma apresentasse o número correspondente de ângulos. O número 1 contém um ângulo; o número 2, dois ângulos e assim sucessivamente. O zero, significa nada, nenhum valor, logo não tem nenhum ângulo.
Confira como estes numerais eram escritos:


----------------------------------------------------------------------------------

Origem do sinal de adição

O uso do sinal de + (mais) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d´Eger publicada em Leipzig em 1489. Na Grécia antiga, os gregos indicavam a adição justapondo as parcelas. Os algebristas italianos usavam a letra P no lugar do sinal de (+).

----------------------------------------------------------------------------------

Um Papa Matemático

Gerbert, geômetra famoso, foi arcebispo de Ravena e subiu à Cátedra de São Pedro no ano 999. Considerado um dos mais sábios do seu tempo, chamou-se Papa Silvestre II. Foi o primeiro a vulgarizar no Ocidente latino o emprego dos algarismos arábicos. Faleceu em 1003.

----------------------------------------------------------------------------------

O que é calcular?

Antigos pastores, para controlar seus rebanhos de ovelhas, os associavam à pedras que guardavam em sacolas. Cada ovelha correspondia a uma pedrinha. No início e final do dia faziam as devidas correspondências. Se sobrasse pedra, faltava ovelha. Como pedrinha em latin significa "Calculus", daí a palavra cálculo.

----------------------------------------------------------------------------------

Morte trágica de alguns Matemáticos

*Tales de Mileto – asfixiado pela multidão ao sair de um espectáculo.
*Arquimedes – assassinado por um soldado romano.
*Eratóstenes – suicidou-se, deixando-se morrer de fome.
*Hipátia – lapidada por um grupo de exaltados durante um motim em Alexandria.
*Evaristo Galois – morto em duelo.
*Pitágoras – assassinado, em Tarento, durante um revolução.

---------------------------------------------------------------------------------

Você conhece o número mágico?
1089 é conhecido como o número mágico. Veja porque:

Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior:
875 - 578 = 297

Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089 (o número mágico)

----------------------------------------------------------------------------------

No Brasil, e em alguns outros países, existe a superstição de que o número 13 é um número de azar. No Japão também existe algo parecido, mas com alguns números diferentes:

- 4, que pode ser pronunciado como shi, que também significa morte
- 9, que pode ser pronunciado como ku, que também significa sofrimento (de kurushimi)

Por isso não se deve dar presentes em conjuntos de 4 items e as vezes não existe um quarto de número 4 em hospitais! As vezes não existe nem mesmo os quartos entre 40 e 49! Não ia ser muito legal ter alguém doente no “quarto da morte” né?

Minha dúvida: trevos de 4 folhas dão azar no Japão?